Arquitetura do OpenShift
Introdução à plataforma de contêiner do OpenShift
OpenShift Container Platform é uma plataforma para desenvolvimento distribuído em micro serviço e implantado em container. Ele é projetado para permitir aplicativos e os data centers que os suportam a expandir de apenas algumas máquinas e aplicativos para milhares de máquinas que atendem milhões de clientes. Toda a sua arquitetura é desenvolvida encima do Kubernetes e quem mantem o openshift é a Red Hat.
Sobre o Kubernetes
Embora as imagens de contêiner e os contêineres que são executados a partir delas sejam os blocos de construção primários para o desenvolvimento de aplicativos modernos, para executá-los em escala requer um sistema de distribuição confiável e flexível. O Kubernetes é o padrão de fato para orquestrar contêineres e lider de mercado.
O Kubernetes é um mecanismo de orquestração de contêineres de código aberto para automatizar as implantação, dimensionamento e gerenciamento de aplicativos em contêineres. No geral o conceito de Kubernetes é bastante simples:
Comece com um ou mais worker nodes para executar as cargas de trabalho do contêiner.
Gerencie a implantação desses worker nodes a partir de um ou mais nós do control plane que seria os servidores master.
Envolva contêineres em uma unidade de implantação chamada pod. O uso dos pods fornece metadados para os contêiner e oferece a capacidade de agrupar vários contêineres em uma única entidade de implantação.
Por exemplo, os serviços são representados por um conjunto de pods e uma política que define como eles são acessados. Esta política permite que os contêineres se conectem aos serviços de que precisam, mesmo que não o façam ter os endereços IP específicos para os serviços. Os deployments, ou seja, os controladores de replicação são outro ativo especial que indica quantas réplicas de pod são necessárias para serem executadas de cada vez. Você pode usar esse recurso para dimensionar automaticamente seu aplicativo para se adaptar à sua demanda atual.
Em apenas alguns anos, o Kubernetes viu uma enorme adoção na nuvem e local. O modelo de desenvolvimento de código aberto permite que muitas pessoas estendam o Kubernetes através da implementação de diferentes tecnologias para componentes como a ligação em rede, armazenamento e autenticação.
Fonte: Red Hat OpenShift